Poeta Advogados

Escritório Jurídico de Advocacia no Brasil

Entre em contato

Nossa inspiração no Filme Sociedade dos Poetas Mortos

Resenha-sobre-o-filme-Sociedade-dos-Poetas-MortosO filme se passa em 1959, na Academia Welton, uma tradicional instituição exclusiva para meninos, que prega as virtudes “tradição, honra, disciplina e excelência”, princípios tais que revelam a sua natureza absolutamente conservadora.

O destino de uma turma de adolescentes muda, porém, quando as aulas de literatura passam a ser ministradas por um ex-aluno da escola. O sistema tradicional e conservador de ensino é baseado apenas na transmissão de conhecimento. É um processo unidirecional que não enxerga o aluno como um ser humano, que pensa e pode desenvolver novas ideias, mas apenas como um centro que deve receber informações pré-determinadas pelos professores.

John Keating, o novo professor, é avesso ao lema da escola e transforma totalmente as aulas. Muda o ambiente, levando os alunos para fora da sala de aula para dar as suas aulas, que são, na verdade, grandes lições de vida. Ele encoraja os alunos a pensar por si mesmos e a buscar o que realmente lhes traz o prazer de viver. Enfrenta o sistema vigente da escola, dando atenção também aos alunos e ao que eles pensam e sentem, sem condicioná-los.

Keating prega para a turma o lema “carpe diem”, que é o aproveitar a vida todos os dias, vivendo da melhor forma possível e transformando seus destinos naquilo que os faz felizes. O professor também os apresenta a Sociedade dos Poetas Mortos, que foi um grupo de estudantes do qual ele fez parte, e que tinha o intuito de extrair a verdadeira essência da vida através da poesia.

No início, a surpresa foi demasiado grande, já que nenhum aluno estava acostumado a uma forma de ensinar tão peculiar, mas pouco tempo depois todos eles estavam muito empolgados com toda aquela revolução em sala de aula. Um grupo de estudantes resolve, então, recriar a antiga Sociedade dos Poetas Mortos e todos eles levam muito a sério a nova filosofia de vida.

Um dos participantes do grupo é Neil, que passa por situações difíceis com a família, que impõe que ele siga a carreira militar, algo que ele repudia. Sendo forçado a ir contra o novo lema que segue, Neil comete suicídio. Keating é acusado de ter influência sobre o ocorrido e é dispensado das aulas. Os alunos, a favor de dar continuidade à revolução do pensamento, se mobilizam em prol do retorno do professor.

Poetas Advogados se inspira nessas ideias para que os alunos de Direito possam pensam além do dia-a-dia do ambiente acadêmico e que possam já auxiliar pessoas carentes com problemas jurídicos através de sistemas como, advogando online.

Fonte: http://www.olhao.com.br/online-advogados/itu/